Uncategorized

Supere a Solidão

A solidão é o sentimento que surge quando a pessoa sente que não faz parte de nada nem de ninguém, é um sentimento de vazio interior, isolado, sem sentimento de pertença.

Pessoas que se sentem solitárias têm a sensação de serem invisíveis para o mundo, sem chão, sem rumo, muitas pessoas nesse estado acham que a vida não tem sentido e muitas vezes deixam de se identificar com os outros. Eles passam a pensar que são um estorvo, ou que ninguém precisa deles, com aquela sensação de vazio, perdem o amor por si mesmos e começam a se desvalorizar.

Comumente isso acontece, quando se perde um vínculo significativo, seja um ser querido, na viuvez, no trabalho, ou na perda do algum cargo em uma organização à qual a pessoa pertencia, há pessoas que foram abandonadas quando eram crianças e, naquele tenra idade, experimentaram extrema solidão, tristeza e uma sensação amarga de serem rejeitados ou não aceitos. Essas pessoas costumam superar esse estado interior com o passar do tempo e os novos laços que ele cria, porém, uma sombra armazenada nas memórias mais profundas permanece no subconsciente e sob algumas circunstâncias, vira uma chave que abre e conecta com aqueles mesmos sentimentos de solidão que a pessoa experimentou na infância.

Esse estado angustiante é alimentado pelo medo. Muitas pessoas pensam: se eu ficar doente ou morrer, ninguém vai perceber.

O ser humano é sociável por natureza, de acordo com a história, o ser humano sempre procurou grupos para sobreviver, não só fisicamente, mas também psicologicamente. De certa forma, isso dá uma identidade. Segundo a antropologia, vemos como cada cultura abriga suas sociedades culturais sempre em comunidade.

Existe também a solidão interna, aquela que, apesar de viver no meio de muitas pessoas, você não se sente compreendido, nem ouvido e muito menos valorizado, nesses casos, a solidão carrega consigo um ingrediente de dor ainda pior, provavelmente misturada com raiva ou algum outro sentimento tóxico.

A solidão o faz pensar: Onde estão os meus seres queridos? Em quem posso confiar? Por que eles me abandonaram?

Existem em muitos lares pessoas maduras ou idosas que se sentem profundamente tristes e esquecidos.

Na atualidade, também muitos jovens se fazem as mesmas perguntas e não sabem com quem falar sobre o que está acontecendo com eles, por sua vez, vários deles mergulham em profundas depressões e, em casos graves, caem nas drogas, nos vícios ou mesmo no suicídio.

O que fazer diante da solidão?

Em primeiro lugar, encontre uma maneira de sair desse estado.

  1. Procure ajuda, com profissionais, psicólogos, terapeutas ou pessoas que possam ouvi-lo,
  2. Conscientizar-se do momento presente, sem recriminações, mas sim, tomando forças para encontrar uma solução,
  3. Saiba que existem muitas pessoas que, como você, também se sentem sozinhas, e que valeria a pena procurar grupos de apoio, mesmo que seja on-line.
  4. Existem muitas tarefas terapêuticas que podem ajudá-lo a se sentir útil, certamente há alguém esperando por você.
  5. Hoje existem muitos cursos, conferências de desenvolvimento e autoajuda on-line, procure e faça aquele com o qual você mais se identifique,
  6. Descubra o lado positivo de estar sozinho consigo mesmo, aproveitando ao máximo o seu tempo para ler, ouvir música, viajar (depois de passar estes momentos difícies que estamos vivendo e com segurança), estar em contato com a natureza, fazer o que você mais sonhou em fazer, sabendo que sua solidão é passageira, nós somos seres sociáveis, sempre há alguém com quem coincidir,
  7. Alimente-se bem e de forma saudável, manter a mente e o corpo saudáveis é muito bom até para a saúde emocional e o intestino que é o nosso segundo cérebro,
  8. Quem tem o hábito de dançar se sente menos sozinho. Neste momento existem cursos de dança na internet,
  9. Procure um conhecimento transcendental que o faça renovar sua mente,
  10. Sempre guarde a esperança, é uma virtude preciosa que nos faz atrair bons relacionamentos,
  11. A fé é um fogo interno que nos faz sentir acompanhados por seres Divinos e por Deus,
  12. Porém, é importante conciliar-se com alguma corrente espiritual, seja praticando individualmente ou em grupo,
  13. Os livros sagrados são uma fonte inesgotável de companhia,
  14. Tenha certeza de que você não está sozinho. A solidão é um estado de espírito que nos convence de que devemos depender de alguém ou de que essa pessoa depende de nós para sermos felizes!
  15. Acima de tudo, valorize sua vida, a você mesmo! Se ame a si mesmo como a mais bela e perfeita criação de Deus.

Cloris Adriana Rojo

0
WhatsApp chat